Algumas fotos - Holanda .

terça-feira, 29 de setembro de 2009 |

Em frente de casa - Oudewater.

Pampus - Muiden.


Queen's Palace - Apeldoorn.

Vondel Park - Amsterdam.


Dam Square - Amsterdam.


Healthy picnic (?), Vondel Park - Amstedam.


Me, Viviane and Marcela - BRAZIL in Amsterdam.

*************************************

Amsterdam again, curso e novas amizades.

domingo, 27 de setembro de 2009 |

Bom, faz já um tempinho que nao posto nada aqui. Vou me explicar: Muita rotina. Nao vou dizer que nao há nada de interessante para contar para voces, claro que há. Aqui na Holanda tudo é interessante.

Meu status? Esperando pagamento, rs.
Porque afinal sem dinheiro nao se pode fazer muita coisa.
Comecei meu curso semana passada. De ingles mesmo, conversaçao, nível intermediário (?). Bom, eu até pedi pra ficar no avançado, mas a queridíssima moça com quem eu conversei disse que era mais para pessoas que queriam conversar igual nativos (e aliás, eu nao quero isso?). Entao tá, eu fui no tal do curso, entendi tudo, participei direito, mas ainda nao sei.. Como ela é a mesma professora do avançado talvez eu peça pra trocar.
Na minha sala, a maioria é terceira idade, muito gente boa, e tem algumas meninas mais jovens, da Espanha, e outras holandesas mesmo. Vamos ver no que vai dar o curso.

Aí, que chegou mais uma menina esses dias aqui na Holanda, a Marcela. E a gente resolveu marcar algo, junto com a Viviane, que já está a mais de 2 meses. Partimos a fazer turismo em Amsterdam novamente. Eu lá nao tinha muito dinheiro. E ainda a tal da passagem de trem tá pesando no meu pequeno bolso. 13 euros para ir e voltar, por 30 minutos de caminho. Bom, mas também Amsterdam again só daqui a algum tempo. Quinta vou resolver fazer o tal do cartao de desconto, porque assim nao dá, hehehe ..
Voltando ao assunto .. Parti com elas para Amsterdam para turistar mesmo, tipo os asiáticos: camera na mao, chapeu de palha, e é isso aí. Bom, menos o chapéu de palha.
Mas como a gente andou .. e MUITO. Tínhamos a opçao de pegar o tram lá, mas como a gente estava mendigando tudo, resovemos ir a LOPEN mesmo. E andamos, andamos, andamos. Passamos na frente de vários museus, que claro a gente nao entrou, porque isso leva tempo, e o que a gente menos tinha pra gastar era tempo (depois de dinheiro). Fomos no Iamsterdam, mais fotos, fomos no Red Light, nenhuma foto (porque aliás nao pode), fomos no Vondel Park picnicar e bater uma soneca, mais fotos, fomos sentar no sapatinha holandes perto da Dam Square, mais fotos. Queríamos ir em outros lugares mais, porém nos faltou tempo.
Resumo do dia: Cansadas, mais felizes por ter um dia realmente aproveitado.
Adorei conhecer as meninas.

*****
Vi que preciso de um Ipod. Porque ficar escutando a rádio holandesa que eu já nao entendo NADA, e as poucas músicas boas nao passam lá sempre. Porque como a Gabi disse em um post no blog dela uma vez, que se o Brasil era samba all the time, a Holanda era música eletronica all the time também.
E convenhamos gente, que eu gosto é de música boa muito mais do que requebrar as pernas (nao que eu nao goste de fazer também).
E aí que eu preciso de money primeiro, e espero que ele venha hoje.

Outubro já está aí, e no final dele eu vou para Genebra (animada? que isso ..) Depois de Genebra eu vou ver mais algum lugar para ir. Rs .. Vida chata.

Bom é isso.
Amo vcs.

Bjo.

Apeldoorn, NL - Queen's Palace

segunda-feira, 14 de setembro de 2009 |

Bom, primeiramente que Apeldoorn merece um post só pra ela, mas eu vou tentar colocar tudo junto com a visita ao museu do Palácio da Rainha, aliás a segunda "casa" da "moça". Mas antes que eu esqueça tudo o que me passou pela cabeça na visita a essa cidade e ao Palácio eu posto aqui.



TUDO COMEÇOU QUANDO eu recebi um convite da Dayane, aupair em Apeldoorn, para passar o fim de semana por lá. A gente ia explorar um pouco da cidade, já que também ela é nova por aquelas bandas. Tal que eu ia, que meu host aqui também tava indo e me ofereceu uma carona na pobre BMW dele. Voce acha que eu nao fui? Rs. Bom, uma hora depois estavamos lá, naquela cidadezinha (por carinho, e nao tamanho, porque senao a minha seria cidadezinhainha) muito graciosa. Do que eu vi, mais movimentada que a minha, e isso é ótimo! Passei algumas poucas horas esperando com a Day os hosts dela chegarem que como sempre: "Ah, voce pode ficar com as kids só um pouquinho?". Eles chegaram, e a host dela uma barbie, e muito gente boa.

De tarde a gente foi andar pelo centro, e que centro! Tinha de tudo lá, variedades, subway e um shopping! UHUUL ! (O unico fast food aqui é o tailandes que faz croquetes e batata frita, rs.)
Fui caçar cd do Michael Buble, e achei uma pechincham e foi essa. AHH Michael.

A gente resolveu que ia andar conhecer, voltar pra casa se arrumar bonitinha pra conhecer um pouco da night de lá. Mas passar muito tempo em casa, nao! (Aupair é assim mesmo, rs.)

Tal que fomos, nos arrumamos mais descentes, e saimos.)

Bom, no começo na noite estava tudo meio vazio, alguns pubs mas só a galera dos anos 60, 70. A gente esperou, rodou, até decidir o que fazer. E aí sentamos a bunda num barzinho calmo, e dalí a gente viu de tudo. Desde paquitas ambulantes, MUITOS E MUITOS brimos (parentes meus), nerds, e até o Kevin e o Paul daquele seriado antigo lembra? Rs. (O Kevin era bonitinho, mas eu pegava pra criar.) Eu sei que eu nunca RI taaaanto numa noite só. O bom de ser estrangeira é que ninguem te entende, e aí a gente pode ser feliz comentando o que a gente realmente quer comentar.


O DIA SEGUINTE merece muito mais palavras do que as de cima. Foi bárbaro.

No domingo, a gente foi visitar o Palácio da Rainha Beatrix, a segunda "casa" oficial.
Desde a entrada, tudo muito bem organizado (Afinal, sao 10 euroes). Por fora, é uma arquitetura holandesa comum, nada de extravagante. Digo, fora as portas e detalher de toda a casa com ouro. Somente, rs. Por dentro, começamos o Museu por um Saguao indescritível. Para nós paulistas que achamos o Museu do Ipiranga lindo, nao sabemos realmente o que é ser lindo.
Cada detalhe de cada quarto, sala. Coisas tao finas e requintadas, e coisas tao diferentes para nós nesses dias como um quarto com animais empalhados, e um urso de uns 2 metro no chao, só a pele e a cabeçona. É de dar medo, imagina isso no meio da noite, e só as velas? Ai credo.
Mas sao tantos detalhes, tantas luminárias de cristal gigantes no teto. Eu sei que eu juro que tentei subir o queixo mas ele continuava caído.
Os quartos de casais com aquelas camas com véus que começavam nos tetos de 4 metros de altura. Com as paredes forradas em veludo. TODAS. As cadeiras, os móveis tao antigos e estranhos com detalhes de cabeça de pessoas e animais, coisas muito estranhas. Quadros de gente com aquelas roupas antidas, com aquelas coisas que se colocavam no pescoço que faziam parecer um Pavao. E também quadros com gente sem roupa, rs. Eu nasci na época errada, só pode.
E quando a gente andava por aqueles comodos, eu só conseguia pensar em quantas histórias podem ter acontecido dentro daqueles lugares, quanto tipo de gente andou por lá. AMAAZING!

Ë tanta história dentro de um só lugar. Tantos quadros com as pinturas dos antigos moradores, famílias de Reis e Rainhas. Agora dá pra entender um pouquinho porque sai tanta gente pra rua no dia da Rainha.
Dentro do Museu é claro que nao podia tirar fotos, mas é uma pena porque tem coisas tao lindas que a gente nao deveria esquecer nunca.

O Jardim da Rainha, eu nao tenho como definir em uma palavra. É tao grande e tao bonito. Tao verde e colorido. Com globos terrestres e zoodíacos. Com fontes tao diferentes, com esculturas de peixes que parecem dragoes. No fundo uma parte com arquitetura meio grega. E tudo isso no jardim. É INCRÍVEL.

After Museu a gente tentou um pic nic no parque que nao deu muito certo, mas a paisagem ajudou e o por do sol também.

Bom, minha passagem por Apeldoorn valeu a pena, tanto pela companhia da Day, que é tipicamente uma "humor negro" como eu, e isso eu adorei, eeee .. pelos lugares.
Vai ser uma ótima companhia para Genebra.

REALLY ENOUGH FOR NOW.

Beijos
Amo vcs.

E a rotina continua .. (Saldo do quase 1o mes)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009 |

Foi que eu descobri que nao é bom passar meu tempo livre junto de crianças, porque senao o número delas vai diminuindo, e eu nao sei porque.
Bom, sem muitas novidades.
Fim de semana passado eu ainda estava em pós-gripe, entao decidi que ficaria em casa. Mas foi aí que eu decidi passar pelo menos o domingo com gente da minha idade, com gente afim de fazer as mesmas coisas que eu. E partimos para as compras em Utrecht. Eu e as meninas (nao preciso dizer nomes né?). Conheci a Day e a Monica, e o cabeçao da Gabi também foi (Pronto, já disse os nomes). Achamos pechinchas de roupas de inverno e botas também (porque o nosso salário aqui é de chorar) e aproveitamos o dia felizes e contentes. PPPPPPPPPPPERA AÍ. FELIZES E CONTENTES? NEEEI. como dizem aqui. Nei, nei nei. Aconteceu-nos um delito de um QUERIDÍSSIMO TURCO ou sei lá o que ele era. Em pleno Mc Donalds, em plena Utrecht, em plena Europa.
É minha gente, vai achando que aqui nao tem ladrao, que nao tem trombadinha e coisa e tal.
A gente achou, e a coitada da carteira da Day (que aliás dentro da bolsa dela) foi para o saco (do turco). Mas nao se assustem, eles nao nos atacaram, nao nos estupraram, nao trocamos nem um Hoi se quer. Alias a gente TURISTA que somos, rs, só percebemos que a bolsa da moça foi assaltada depois que o homem saiu correndo com ela.
Após isso, algumas horas na POLITIE, para relatar o caso, e depois fomos conhecer mais brasileiros. Porque decidimos que esse dia nao podia terminar assim. Gente boa, gente bacana. Mas nao eramos só brasileiros, porque ao lado de varios brasileiros sempre haverá um estrangeiro. Porque eles nos amam, que nós somos divertidos e coisa e tal. Rs. O tal do canadense tchutchuquinho. E só por ele, e por causa dele trocamos nossa língua de comunicaçao para o ingles. Depois que eu juntei .. CANADENSE = MICHAEL BUBLE .. Aii, eu até morri. Hehehe ..
Foi divertido, e eu comprei uma bota e um casaco lindo e bom por 18 euros. Voltei pra casa feliz, capotei e a rotina começou.

Hoje eu fui para Utrecht com minha host resolver a parada do IND, do tal do cartao de cidadao que me permite ficar 1 ano aqui. Em no máximo 2 meses eu acho que ele chega por essas bandas de Oudewater, e aí eu fico livre de ficar andando com o passaporte.
Também tenho que ir tomar a tal vacina de tuberculose, porque senao eu sou expulsa do país, rs, e a chapa que eles fazem no corpo. Descobri também que essa vacina se toma de 6 em 6 meses, entao nao será só agora.

Essa semana resolvi também a viagem que eu estava planejando para GENEBRA, no final de outubro. Arranjei alguém pra ir e pronto, agora é só arranjar um couch. Tranquilo. Estou super animada, gostaria que o final de outubro fosse amanha, rs, mas nao dá né .. Porque eu ainda tenho que ganhar mais money, porque estou lá um pouquinho desamparada após as compras e gastos desse primeiro mes.

FALANDO EM 1 MES .. Saldo do quase primeiro mes:
Eu conheci lugares que nem pensaria em conhecer, vim para um país que eu nao queria la tanto, fazer algo que todos os dias eu morro de cansaço. Nem parece que estou ha um mes aqui, parece que já é mais, porque as pessoas sao tao simpáticas, tao bacanas, que eu já me sinto em casa.
Ainda é dificil a lingua, gostaria de falar tudo o que eu queria, mas eu descobri que as vezes é melhor ficar quieta do que falar tudo o que pensa.
Estou me acostumando ainda a essa rotina, as vezes alguns erros acontecem, mas o negócio é reconhecer que errou e tentar melhorar, tentar fazer denovo e bem feito.
Por enquanto eu conheço muitas brasileiras que nem eu, trabalhando no que eu trabalho, e sabe de uma coisa? Eu acho que me divirto muito mais quando estou com elas, porque se eu já me sinto em casa aqui, quando estou com elas é como se eu estivesse com um pedacinho da minha gente brasileira, que grita quando quer falar, que fala alto mesmo, que é morena e tem olhos castanhos (a maioria, como eu), que é feliz podendo falar o que pensa sem ninguém entender. Rs.
As vezes é dificil, os costumes sao outros, tanto na gastronomia e na convivencia. As vezes eu quero pedir arrego pra minha cama, e ir pro meu quarto ver tv porque nao aguento escutar grito de criança, mas se eu for pensar isso é só uns 20% do dia, e o resto sou tratada muito bem e com muita educaçao. Aí, eu olho pela janela e penso que eu consigo passar por esses obstaculos pra ficar aqui, porque aqui é lindo e eu já nao quero ir embora.
Estou feliz, melhorando no ingles, pouco a pouco mas melhorando, conhecendo gente nova, gente bonita e educada, passando por todos os obstaculos que eu precisar passar, e tentando agradecer tudo o que eles me proporcionam aqui, porque sao muito bonzinhos.

Entao, vamos ver o que os próximos meses agora me proporcionam.
Começarei o curso de ingles e espero perder a trava que ainda tem pra conversar.
Espero que as crianças percam logo essa fase, que no belo portugues eu chamaria de mimaçao, e que eles consigam ficar juntos sem brigar, rs, porque se nao é cada um pra um lado, se nao eu fico é doida.
Estou amando tudo isso aqui.

Kusje Kusje
Amo vcs ;

Depois do bom, vem o ruim.

terça-feira, 1 de setembro de 2009 |

Bom, depois da maravilhosa experiencia de tomar chuva o dia todo e a noite toda em Amsterdam, a rouquidao veio me visitar.
Junto com ela bateram a minha porta a tosse, a dor de cabeça, e a pressao baixa.
Hoje eu descobri que estava com febre, quase uns 39 graus.
E mesmo assim, LERE LERE.
Fiz ironing na vizinha, fui buscar as crianças na chuva (porque eu nao sei segurar um guarda-chuva e andar de bike ao mesmo tempo).
E como nunca me serviu antes, a aspirina entrou dentro de mim, e está me fazendo melhor, rs.

É triste, porque isso é clima de outono, e mal começou o outono, aliás nao começou. Essa é minha tristeza.
Imagina a minha situaçao daqui a alguns meses, rs.
Espero que essa gripe sirva de imunidade para as próximas que possam vir.
Porque a minha imunidade do corpo nao está muito boa, já que aqui é pao todos os dias.
Hoje eu comi uma banana, do Brasil (aee !) mas também é tipo uma por semana aqui.

Espero melhorar, porque eu mal consigo comer (isso é bom, devido ao meu peso, rs) . E aqui o único remédio é paracetamol e aspirina (me sinto no século passado, onde só tinha isso para todas as dores do mundo)
Bom, o objetivo é ficar boa para esse fim de semana partir para algum lugar com as meninas.
Bom, melhoras para mim (UHUUL)

Saudade dos remédinhos de mamae, e quando eu podia dormir o dia todo quando estava doente, rs. Isso aqui é ouro pra mim.

Kusjes e LOVE YOU.